ARTESANATO E SERVIÇOS EM GERAL

Amigos,

Trabalhos como os que aqui exponho são feitos por mim e por outros profissionais companheiros meus...
Sempre estarei dispondo aqui artigos diversos com preços, contatos e informações, caso queiram adquiri-los.
Colocarei sempre artes e serviços com seus designados artesãos e profissionais.

PROCUREM-NOS !

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TEXTO : QUEM FORAM OS PRIMEIROS AMERICANOS ?

Tentamos passar informações, as mais diversas, numa linguagem o mais fácil possível para todas as compreensões...
Aqui segue mais uma texto informativo para quem sempre gosta de saber mais algo...


O CAMINHO DOS PRIMEIROS AMERICANOS

Texto traduzido e adaptado do artigo "Genetics trace the DNA trail of the first americans", de Ann Gibbons, publicado na revista Science, vol.259, 1993.

Quem foram os primeiros homens americanos ? Essa é uma questão controvertida. Desde que se encontrou, na localidade de Clovis, Novo México, uma lâmina de pedra lascada alojada num osso de mamute de 11 mil anos, os cientistas vêm debatendo se os fabricantes daquele tipo de instrumento foram os primeiros a atravessar a faixa de terra que ligava a Ásia à América, ou se existiram outros povos antes deles.

Enquanto esses debates se realizam, há progressos em uma área de investigação que não depende de ossos, pedras ou cinzas, mas sim de DNA. Os pesquisadores acreditam que todos os índios americanos atuais descendem de uma linhagem de origem asiática, uma confirmação das antigas suspeitas dos antropologistas de que os primeiros homens americanos vieram da Ásia.

A maioria das conclusões se baseia na análise dos genes de índios atuais, desde esquimós do Alasca até os craôs do Brasil, e dos genes encontrados em restos humanos, tanto de múmias chilenas de 3 mil anos como de crânios de 8,3 mil anos, encontrados em pântanos da Flórida. Os pesquisadores estão comparando sequências de DNA mitocondriais como o meio de traçar as origens de diversas tribos e determinar o grau de parentesco entre elas.

Sem comentários: