ARTESANATO E SERVIÇOS EM GERAL

Amigos,

Trabalhos como os que aqui exponho são feitos por mim e por outros profissionais companheiros meus...
Sempre estarei dispondo aqui artigos diversos com preços, contatos e informações, caso queiram adquiri-los.
Colocarei sempre artes e serviços com seus designados artesãos e profissionais.

PROCUREM-NOS !

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BISCOITOS AMANTEIGADOS - UMA DELÍCIA PARA ACOMPANHAR COM AQUELE CAFEZINHO...

  
INGREDIENTES :
1KG DE FARINHA DE TRIGO

1 PITADE SAL

1 OVO INTEIRO

400G DE AÇÚCAR

600G DE MARGARINA

MODO DE PREPARO :

Ponha a farinha, sobre a mesa e faça uma cova no centro. Ponha os outros ingredientes e misture bem, sem bater. Faça uma bola com a massa, deixe descansar por 10 minutos. Abra com rolo e recorte os biscoitinhos do formato desejado. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 12 minutos. Quando dourarem, retire, polvilhe açúcar e quando esfriarem, guarde em recipientes fechados.

FELTRO - UMA GALINHA MUITO FOFINHA !

Esta galinha feita em feltro, tem uma pequena argola para pôr toalhas na cozinha.
Foi coletada do blog casabonita.blospot.com.



SELEÇÃO SEXUAL

 
Texto adaptado do livro A Origem das Espécies,de Charles Darwin, tradução de Eugênio Amado, Ed.Itatiaia\Edusp, São Paulo, 1985.



Devo dizer algumas palavras acerca do que chamo "seleção sexual". Esta não depende da luta pela existência, mas sim da luta travada pelos machos visando a posse das fêmeas. Para o derrotado, a conseqüência não é a morte, mas sim a redução parcial ou total de sua descendência. Por conseguinte, a seleção sexual é menos rigorosa do que a seleção natural.

De maneira geral, os machos mais vigorosos, que apresentam maior adaptação ao lugar que ocupam na natureza, deixam maior número de descendentes. Em muitos casos, porém, a vitória irá depender não do vigor em geral, mas do fato de possuírem determinadas armas especiais, exclusivas do sexo masculino. Um veado sem chifres ou um galo sem esporas teriam pouca possibilidade de deixar descendentes.

Já se disse que os jacarés machos lutam, urram e dançam em círculo, como os indígenas americanos, em função da posse das fêmeas. Foram vistos salmões machos debatendo-se durante um dia inteiro. Certos escaravelhos por vezes trazem marcas dos ferimentos causados pelas largas mandíbulas de seus rivais da mesma espécie.

Entre os pássaros, a luta assume por vezes um caráter menos belicoso. Todos os que já estudaram esse assunto acreditam que a disputa mais acirrada entre os machos de muitas espécies de aves se resume ao canto, capaz de atrair as fêmeas. Tordos-da-guiana e aves-do-paraíso, além de alguns outros, reúnem-se em bandos, sendo que os machos desfilam sucessivamente, mostrando suas esplêndidas plumagens e executando exibições bizarras perante as fêmeas. Estas, por sua vez, ficam quietas, contemplando o espetáculo, e, ao final, cada uma escolhe para si o parceiro que lhe pareceu mais atraente.

As pessoas que procederam a estudos pacientes dos pássaros criados em cativeiro bem sabem que estes demonstram certas preferências e antipatias. Sir R.Herom, por exemplo mencionou um certo pavão malhado pelo qual todas as fêmeas sentiam forte atração.

Se o homem pôde, em curto espaço de tempo,dotar os garnisés de seu porte elegante e belo, de acordo com o padrão de beleza criado por nós, não vejo nenhuma boa razão para duvidar de que as fêmeas, selecionando durante milhares de gerações os machos mais belos e de canto mais melodioso, também não pudessem produzir um efeito marcante sobre sua espécie.

Tenho grandes suspeitas de que algumas leis bem conhecidas referentes às plumagens dos pássaros de ambos os sexos, em comparação com a plumagem dos filhotes, podem ser explicadas com base nas modificações causadas principalmente pela seleção sexual. As modificações assim produzidas seriam herdadas pelos descendentes. Infelizmente, não me sobra espaço neste livro para desenvolver esse assunto.


FELTRO - DUAS BOLSINHAS BEM FÁCEIS

Estas duas bolsinhas são bem lindinhas e simples de fazer !
As pequenas vão adorar !


FUXICO - DUAS BORBOLETAS PARA CORTINA

Aqui temos duas belas borboletinhas em fuxico que podem servir para segurar cortina.
A primeira é modelo da Revista Fuxico, Editora Minuano, Brasil.
A segunda foi feita pela artesã ANA, do bairro do Cordeiro, Recife, PE.


A REDESCOBERTA DO MENDELISMO

Texto traduzido e adaptado do artigo "Science as a way of knowing – Genetics", de John A.Moore, publicado na revista American Zoologist, vol.26, 1986.
 
A Genética Moderna teve início em 1900, quando a modesta, incompreendida e quase esquecida publicação de um monge agostiniano, então falecido, tornou-se um dos trabalhos mais amplamente conhecidos pela comunidade científica.

Os cientistas Hugo de Vries e Carl Correns são considerados os primeiros a terem entendido a importância do trabalho de Mendel. Um terceiro cientista, Erick Tschermak, é, com freqüência, incluído entre os redescobridores de Mendel , mas Stern e Sherwood, em um trabalho publicado em 1966, acham que ele não merece esse crédito.

Hugo de Vries realizou, durante a última década do século XIX, inúmeras experiências de cruzamento entre "espécies" e variedades de plantas. Naquela época, o termo "espécie" era, às vezes, aplicado a diferentes tipos de planta doméstica que hoje consideramos de mesma espécie, mas que diferem entre si por um ou mais alelos de grandes efeitos fenotípicos.

Ao estudar caracteres contrastantes, De Vries notou que apenas um deles se expressa no híbrido (isto é, em F¹). Ele também sugeriu que, quando o pólen e os óvulos são formados, "os dois caracteres contrastantes se separam, seguindo leis simples de probabilidade".

A história de como Hugo de Vries tomou conhecimento da publicação de Mendel é interessante. Ele descobriu o trabalho por um desses extraordinários acidentes, que parecem ser de grande importância na descoberta científica. Um cientista holandês, seu amigo, o Professor Beyerinck, soube que De Vries havia feito trabalhos de hibridização em plantas e escreveu perguntando se ele teria interesse em uma antiga publicação a respeito do assunto. Era justamente o trabalho de Mendel. A carta e uma cópia do trabalho chegaram às mãos de Hugo De Vries em 1900, quando este preparava os resultados de seus próprios experimentos para publicação. Surpreso, Hugo De Vries ficou sabendo que sua descoberta não era nova, mas apenas confirmava um trabalho mais amplo, realizado alguns anos antes por Mendel.

A história de Correns é igualmente interessante. Ele também havia realizado experimentos genéticos com plantas, e estava tentando desenvolver uma hipótese que explicasse os resultados obtidos. No outono de 1899 encontrou a solução, segundo ele, em um momento de inspiração. Pouco tempo depois, Correns encontrou uma referência sobre o trabalho de Mendel. Ao publicar seus resultados, Correns observou que eles confirmavam os resultados obtidos por Mendel.

A publicação feita por Mendel é a transcrição de suas conferências, ministradas na Sociedade de História Natural de Brünn, em 1865. Os dados completos de seus experimentos nunca foram publicados, mas a parte incluída nas conferências, juntamente com sua extraordinária análise dos dados, coloca a singela publicação de Mendel no mesmo nível que o livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

FUXICO - UMA BOLSA COM FLORES DELICADAS

Que linda bolsa podes fazer ou, quem sabe, já tens uma lisa, sem detalhes, aí em casa e podes incrementá-la com um fuxicos graciosos como esses...






CIÊNCIAS - ECOLOGIA

O EFEITO DE GRUPO

Texto adaptado do livro Ecologia Geral, de Roger Dajoz, tradução de Francisco M.Guimarães, Ed.Vozes Ltda.,Petrópolis e Edusp, São Paulo, 1973.

O termo "efeito de grupo" designa as modificações que ocorrem quando os animais da mesma espécie são reunidos. Atualmente, conhecemos a existência do efeito de grupo em numerosas ordens de insetos e em vertebrados. Uma conseqüência importante desse efeito é a aceleração da velocidade do crescimento.

O exemplo mais conhecido e espetacular do efeito de grupo foi descoberto nos gafanhotos Locusta migratória e Schistocerca gregária, as espécies mais estudadas. Suas ninfas, quando solitárias, têm cor verde e são pouco ativas ; quando agrupadas, ficam pouco a pouco salpicadas de preto e laranja e se tornam muito ativas. Além disso, aparecem diferenças na morfologia ; os adultos gregários apresentam a protuberância mediana do tórax reta ou mesmo côncava, quando vista de perfil ; já os adultos solitários possuem essa protuberância convexa. As diferenças entre as duas formas são tão expressivas que a fase solitária de Locusta migratória foi, durante muito tempo, considerada uma espécie distinta, denominada Locusta danica.

Os indivíduos gregários têm apetite maior do que os solitários, são mais ativos, crescem mais depressa, são mais pesados e têm tendência a formar enxames. Os solitários, por sua vez, produzem maior número de ovos e passam por uma fase de diapausa (repouso), que não existe nos gregários. Quanto maior o número de indivíduos no grupo, menor se torna a produção de ovos. Isso explica o rápido desaparecimento desses insetos nas regiões invadidas por enxames migradores.

O efeito de grupo nos gafanhotos é resultado do estímulo visual ou táctil, que revela a presença dos congêneres. Há, também, a participação de hormônios secretados por uma glândula chamada corpora alata.

A existência de fases solitária e gregária foi também observada em diversos lepidópteros, coleópteros, afídios, grilos e baratas. Em todos esses casos verificaram-se grandes alterações na fecundidade, na velocidade de desenvolvimento e nas características morfológicas e fisiológicas dos animais.

O efeito de grupo se manifesta em numerosas espécies, bloqueando a reprodução ou a sobrevivência quando as populações se tornam pequenas. O pássaro Phalacrocorax bougainvillei, produtor do guano do Peru, só consegue sobreviver em colônias de pelo menos 10 mil indivíduos, com uma densidade de três ninhos por metro quadrado. Estima-se que um rebanho de elefantes africanos deva conter pelo menos 25 indivíduos para poder sobreviver, e que um rebanho de renas deva ter um efetivo mínimo de trezentos a quatrocentos indivíduos. Isso explica por que é impossível evitar o desaparecimento de espécies que se tornam demasiadamente raras.

FUXICO - DUAS PEÇAS FOFÍSSIMAS

Duas peças em fuxico para vocês fazerem ou terem idéias a partir delas.
A primeira é uma carteira de jeans que fiz com fuxico e aplicação de tintas glitter.
Aproveiter pernas de calça para fazer esta carteirinha que até tem um fuxiquinho no fecho. A foto é que não está de boa qualidade.
A segunda é uma sugestão que achei num site o qual não lembro o nome(quando lembrar, ponho aqui).


DÉCOUPAGE - DUAS BELAS CAIXAS DELICADAS

 Aqui estão duas belas caixas em découpage com cores e estilos diferentes.
Que tal fazê-las para presentar uma amiga querida ?


BOLINHAS DE ATUM

INGREDIENTES :
2 LATAS DE ATUM

500g DE BATATAS COZIDAS COM A PELE E 1 CEBOLA

1 RAMO DE SALSA E 2 OVOS

1 COLHER (CHÁ) DE AÇAFRÃO

SAL E PIMENTA

50g DE PÃO RALADO

ÓLEO OU AZEITE PARA FRITAR

500g DE SALADA RUSSA

4 COLHERES (SOPA) DE MAIONESE

MODO DE PREPARO :
Escorra o atum e envolva-o com as batatas peladas e esmagadas. Junte a cebola e a salsa picadas, os ovos, o açafrão, sal e pimenta. Amasse bem até obter uma massa moldável. Caso seja necessário, incorpore um pouco de pão ralado. Com as mãos, molde pequenas bolas, passe-as pelo pão ralado e frite em gordura quente. Escorra sobre papel absorvente e reserve. Coza a salada russa em água fervente temperada com sal. Escorra e envolva a maionese. Sirva a acompanhar as bolinhas de atum.

RENDIMENTO : 4 PORÇÕES

TEMPO DE PREPARO : 45 MINUTOS.

DÉCOUPAGE - RENOVANDO AQUELA CÔMODA VELHA

Vocè tem uma cômoda que já está velha e gasta mas gostaria de reformar, "dar uma nova cara" ?
Taí uma bela sugestão do site artesanatonarede.com.br.

CROCHÊ PARA PEQUENAS DAMAS

Estas faixinhas de cabelo são lindas para fazer para as garotas vaidosas...
São modelos da "Annie's Attic".

PET - DUAS BOLSAS PARA FAZER ESTILO !


Com garrafas pet, poderás fazer estas duas bolsas usando também da arte do crochê.


COSTURA - DUAS BELAS PEÇAS PARA EMBELEZAR SEU ESPAÇO

Estas duas peças são práticas para fazer para sua casa !
Anime-se, troque as cores e faça a sua !




LATAS DE BISCOITOS TRANSFORMAM-SE NUMA FRUTEIRA

Veja que interessante fruteira podes fazer com duas latas de biscoito.
Podem ser quadradas ou redondas...Depende de sua escolha !



DOCE DE CHUCHU

Esta receita foi coletada da Publicação "Almoço e Jantar", Editora Abril, década de 80.
Agradeço à minha Avó Maria de Lourdes, hábil cozinheira e doceira, que ofereceu-me a Coleção que guardo com muito carinho.



SALADA COLORIDA

INGREDIENTES :
                               1 frango de 1,5kg
                               1 lata de milho verde
                               1 lata de ervilhas
                               2 cenouras raladas
                               500g de batata-palha
                               Azeite
                               Vinagre
                               Sal
                               Cebola Ralada
                               Maionese
MODO DE PREPARO :
                                Limpe, lave e corte em pedaços e cozinhe o frango em água e sal. Escorra-o, (reserve o caldo do cozimento para utilizar em outra preparação), elimine a pele, desosse-o e desfie a carne. Escorra o milho e a ervilha. Tempere-os, separadamente, com azeite, vinagre, cebola ralada e sal., batidos juntos até emulsionar. Tempere também as cenouras raspadas e raladas. Deixe tomar gosto por meia hora. Tempere o frango com maionese a gosto e arme o prato. A batata-palha não deve ser temperada. Se preferir, após temperar o milho, a ervilha e a cenoura, misture-os com o frango desfiado e junte a maionese necessária para ligar os ingredientes. Disponha numa travessa e cubra totalmente com a batata-palha.
RENDIMENTO : 6 a 8 porções.




MASSA DE BISCUIT - O QUE PRECISA SABER PARA FAZÊ-LA

Massa básica
Material


2 xícaras (de chá) de maisena

2 xícaras (de chá) de cola

Cascorez extra (rótulo azul)

2 colheres (de sopa) de vaselina

líquida

1 colher (de sopa) de suco de

limão (age como conservante)

1 colher (de sopa) de creme

não gorduroso para mãos

Tigela de vidro (para microondas)

ou panela com

revestimento interno antiaderente

(para fogão)

Colher de pau


No microondas


Coloque na tigela de vidro a

maisena, a cola e a vaselina

líquida, e vá mexendo. Esprema

o limão na colher e

adicione

à tigela. Misture bem


todos os ingredientes (com

exceção do creme para as

mãos).

Coloque a tigela no microondas


e regule-o para 3

minutos, em potência máxima.

Após cada minuto, retire a

tigela e misture bem a massa

com a colher de pau. Em

seguida, volte a tigela ao

forno. Se necessário, deixe-a

por mais 1 ou 2 minutos no

forno

, sempre verificando e


misturando a massa após

cada minuto, até que fique

completamente cozida. A consistência

da massa cozida é

semelhante

à da massa de


modelar usada pelas crianças.

Uma vez pronta a massa,


espalhe sobre uma superfície

lisa o creme não gorduroso para

mãos, sem exceder a quantidade

indicada na receita.

Despeje a massa por cima,


ainda quente. Sove-a por

vários minutos seguidos.

Quanto mais você manuseá-Ia,

melhor ela ficará para trabalhar.


Quando a massa estiver


bem sovada, pressione-a formando

um rolo maciço.

Coloque a massa num saco


plástico ou envolva-a em

papel filme, mesmo ainda

morna, para evitar que resseque.

Utilize quando estiver

totalmente fria.


No fogão



Misture bem todos os ingredientes


(exceto o creme para

as mãos) numa panela antiaderente.

Leve ao fogo brando,

mexendo sempre com a colher

de pau, até que a massa forme

uma bola e solte do fundo e

dos lados da panela.


Importante: cuide para que


as sobras, que muitas vezes

se alojam nas bordas da

panela, não se incorporem

à


massa. O restante do processo

é o mesmo do cozimento

no microondas

.







COSTURA - DUAS BELEZAS EM RETALHOS

Aqui apresento duas peças fofas e graciosas para aproveitar retalhos e dar um toque alegre ao seu cantinho !
São modelos da "Annie's Attic",uma revista americana de artes manuais.

BISCUIT - PONTEIRAS DE CANETA E LÁPIS

Estas canetinhas são de biscuit e cobrem uma caneta bic.
As das bonequinha foram feitas por colegas do Curso de Artes Manuais da Igreja das Gracas, Recife,PE.
A do palhacinho é só a ponteira de um lápis e foi feita por mim. Foi das primeiras peças em biscuit que fiz quando estava no curso.





LACRES E LATINHAS - FAZENDO ARTE EM BOLSAS

Essas são duas opções de bolsas.
A primeira é feita com latinhas cortadas em quadrados e crochetados um a um.
A segunda é feita com lacres e também unida por crochê.




PAPEL-JORNAL : PORTA-RETRATOS E PORTA-CANETAS

Aqui temos mais duas sugestões em papel-jornal, pintado ou ao natural, para embelezar seus pertences.




ROCAMBOLE DE BATATA

INGREDIENTES :
1/2Kg DE BATATA
 
4 COLHERES (SOPA) DE FARINHA DE TRIGO

1 COLHER (CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ

2 OVOS

½ COLHER (SOPA) DE MARGARINA

1 GARRAFA (200Ml) DE LEITE DE CÔCO

2 CLARAS

FARINHA DE PÃO PARA POLVILHAR

200g DE MOLHO DE TOMATE

QUEIJO RALADO A GOSTO

MODO DE PREPARO : Cozinhe as batatas em água e sal e passe pelo espremedor. Adicione todos os outros ingredientes, deixando por último as claras batidas em castelo e misture bem devagar. Leve para assar em forno médio em uma assadeira untada com farinha de rosca. Desenforme ainda quente, em um pano úmido.

Recheie com carne, palmito, creme de espinafre, frango,etc ou o que preferir. Enrole e coloque em um refratário. Cubra com molho de tomate, polvilhe queijo ralado e leve ao forno por 10 minutos. Sirva quente.

JESUS E O PÔR DO SOL

Uma bela representação de Jesus...
No seu computador ficará lindíssima !


LATAS DE PATÊ OU OUTRAS

As peças abaixo foram feitas com latinhas de patê ou salsicha cobertas com tecido.
Podem ter bom proveito para enfeitar sua casa e sua mesa de trabalho.





CACHUPA - UMA DELÍCIA AFRICANA

INGREDIENTES :

1,5KG de frango

1 cebola

3 dentes de alho

1dl de azeite

1 chouriço de carne

1 chouriço mouro

4 salsichas de conserva

500g de milho em conserva

4 tomates pelados

1dl de polpa de tomate

2dl de água

1 raminho de salsa

Sal e pimenta

MODO DE FAZER :

Corte o frango em pedaços pequenos e tempere com sal e pimenta. Pique a cebola e os alhos e refogue-os no azeite. Adicione a carne e acrescente os chouriços e as salsichas, cortadas às rodelas. Misture o milho, o tomate picado e apolpa. Verta a água e tempere com sal e pimenta. Cozinhe em lume brando, durante 20 minutos. Envolva a salsa a meio do tempo. Retifique os temperos e sirva.

TEMPO DE PREPARO : 40 minutos.

TETRAPAK - QUE BELAS CASINHAS PODEMOS FAZER

Aqui estão dois belos modelos de casinhas que você pode fazer em biscuit utilizando como base as caixinhas de leite tetrapak.

TORTA DE LIQUIDIFICADOR

Uma boa sugestão para quando queremos algo diferente e rápido para o almoço do dia.


INGREDIENTES DO RECHEIO:
1 1/2Kg DE FRANGO EM PEDAÇOS (SOBRECOXAS)

4 DENTES DE ALHO AMASSADOS

SAL A GOSTO

2 COLHERES (SOPA) DE ÓLEO

3 TOMATES CORTADOS EM PEDAÇOS

4 FOLHAS DE LOURO

4 COLHERES (SOPA) DE FARINHA DE TRIGO

½ CHÁVENA (CHÁ) DE ÁGUA

MASSA :

3 OVOS

1 ½ CHÁVENA (CHÁ) DE LEITE

¾ CHÁVENA (CHÁ) DE ÓLEO

2 CHÁVENAS (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO

1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO EM PÓ


SAL A GOSTO

MODO DE PREPARO :

Para o recheio, limpe o frango e tempere-o com o alho e o sal. Reserve. Aqueça o óleo numa panela grande e acrescente o frango temperado. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar um pouco. Junte os tomates, o louro e cozinhe com a panela tapada até a carne ficar macia. Retire do fogo, deixe arrefecer e corte em pedacinhos. Retire a gordura da superfície do caldo junto com as folhas de louro. Acrescente a farinha de trigo dissolvida na água e leve ao fogo até engrossar. Junte o frango e misture bem. Verifique o tempero e reserve.

Para a massa, bata todos os ingredientes indicados no liquidificador, até obter uma mistura homogénea. Coloque metade da massa numa fôrma refratária de 31 x 19,5cm, untada. Cubra com o recheio e coloque o restante da massa por cima. Leve ao forno preaquecido, em temperatura moderada, por cerca de 45 minutos.

.RENDIMENTO : 24 PORÇÕES

TEMPO DE PREPARO : 1 ½ HORA

BEBIDA ACONSELHADA : CERVEJA, SUMO DE FRUTAS OU REFRIGERANTE.

SUGESTÃO : VARIE O RECHEIO SUBSTITUINDO O FRANGO POR CARNE

MOÍDA OU CAMARÃO.

JESUS EM CORES BELAS

Gosto muito de ver a figura de Cristo nestas cores...
Lembra-me, inclusive que gostava que minha Tia Marluce o pintasse assim como está aqui...
À ela, e a sua arte, beijos !


CIÊNCIAS

O Cultivo de Bactérias em Laboratório

Em uma única gota de meio de cultura pode haver mais de 1 bilhão de bactérias da espécie Escherichia coli . Quando o meio é adequado e a temperatura situa-se em torno de 37ºC, essas bactérias se reproduzem a cada 20 minutos.

Nos laboratórios, E.coli é cultivada em meios de cultura que variam desde uma simples solução aquosa de sais e glicose, isto é, um meio mínimo, até soluções preparadas à base de extrato de carne ou de levedura (fermento de padaria), os chamados meios ricos.

Os sais usados na preparação do meio mínimo fornecem elementos essenciais, como nitrogênio, fósforo, enxofre, potássio, sódio e magnésio. A glicose, por sua vez, fornece carbono e energia para a bactéria.

A introdução de umas poucas bactérias em 1 ml de meio mínimo resulta, após 24 horas a 37ºC, em aproximadamente1 bilhão de bactérias. Elas podem se reproduzir ainda mais rapidamente se forem colocadas em um meio rico, onde já há substâncias prontas, tais como aminoácidos, por exemplo, que em meio mínimo têm de ser fabricadas a partir da glicose.

Antes de iniciar a cultura, os frascos ou tubos de vidro que contêm o meio nutritivo líquido são tampados com uma rolha de algodão e colocados em um aparelho chamado autoclave. Este é uma espécie de estufa, onde a água atinge cerca de 120ºC e o vapor cria uma pressão equivalente ao dobro da pressão atmosférica. A autoclavagem é necessária para destruir todas as formas de vida presentes no meio de cultura, esterilizando-o completamente.

Ao resfriar, o meio está pronto para ser inoculado com as bactérias que se deseja estudar. Uma pequena porção de bactérias é coletada com um fio de platina, previamente esterilizado por aquecimento no fogo, e colocada no líquido nutritivo. Ao abrir o frasco de meio, deve ter o cuidado de fazê-lo nas proximidades da chama de um bico de Bunsen, para evitar que microorganismos do ar contaminem a cultura.

O cultivo de bactérias também pode ser feito em meios sólidos. Estes contêm Agar, substância extraída de algas e que age como gelatina, fazendo o meio solidificar ao esfriar. Ao ser retirado da autoclave, o meio ainda quente é despejado em placas de Petri esterilizadas e com tampa. Uma gota contendo bactérias pode, então, ser espalhada sobre a superfície sólida do ágar, com os cuidados de praxe para evitar contaminação por microorganismos do ar.

Quando bem espalhadas na superfície do ágar, as bactérias inoculadas originam, em aproximadamente 24 horas, colônias isoladas de cerca de 10 milhões de indivíduos, todos exatamente iguais à bactéria original. Cada colônia é um clone. Em geral, as colônias de E. coli têm pouco mais de 1mm de diâmetro e são visíveis a olho nu.

FUXICO - COLARES DA AMIGA ANA, DO CORDEIRO, RECIFE, PE

Estes colares foram feitos pela amiga ANA, ARTESÃ DO BAIRRO DO CORDEIRO, RECIFE, PE.
 À ela, minha homenagem, lembrança carinhosa e saudades !
Esta artesã trabalha com várias técnicas e das mãos dela saem sempre peças interessantíssimas !
Deixo aqui para ela, assim como para as amigas da Igreja das Graças, onde fiz curso de Artes Manuais, muitos abraços e beijos!






DÉCOUPAGE - RENOVANDO UMA VELHA CADEIRA

Podes reformar uma cadeira velha com pintura e aplicações como as que vês abaixo.
Ou, siga sua inspiração... Verá que o resultado será sempre muito agradável !

PET - DUAS IDÉIAS CRIATIVAS PARA SUA CASA

As garrafas pet nunca foram tão reaproveitadas como agora!
 Vejam que duas idéias vocês podem fazer com elas.




SOPA DE PEIXE - UMA DICA DELICIOSA !

Para ver a figura em maior tamanho é só clicá-la...

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - PARA PAPEL DE PAREDE

Quem gosta de pôr figuras religiosas em sua proteção de tela ou papel de parede, tenho milhares de opções. Estarei sempre dispondo aqui figuras diferentes e caso queiram algum santo em específico, é só pedir.




BACALHOADA AO FORNO

INGREDIENTES :

2 COLHERES (SOPA) DE ALHO ESMAGADO

1Kg DE BACALHAU EM LASCAS DESSALGADO

3 CEBOLAS MÉDIAS EM RODELAS OVOS

2 PIMENTÕES VERDES EM TIRAS

4 BATATAS MÉDIAS EM RODELAS FINAS

AZEITE A GOSTO

AZEITONAS PRETAS A GOSTO PARA DECORAR

MODO DE PREPARO :

Misture o alho com o bacalhau e deixe descansar por 20 minutos. Em uma assadeira, alterne camadas de bacalhau com alho, cebola,pimentão,batata e azeite.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos, coberto com papel alumínio. Retire o papel e deixe dourar por 20 minutos. Sirva decorado com azeitonas pretas.

RENDIMENTO : 6 PORÇÕES.

TEMPO DE PREPARO : 1HORA (+20 MINUTOS).

QUÍMICA - TEXTO INTERESSANTE

O texto a seguir foi resumido da Revista Superinteressante.


PROFUNDIDADE À SUPERFÍCIE

As reações que ocorrem nas zonas de contato à escala molecular protagonizam as investigações do químico Gabor Somorjai.

Nascido no seio de uma família judaica de Budapeste, em 1935, Gabor Somorjai tinha nove anos quando os nazis invadiram a Hungria. Teria ido parar a um campo de concentração, se não fosse a intervenção de um diplomata sueco. Posteriormente, lutou contra a ocupação soviética, em 1956, quando ainda era estudante, mas a revolta foi esmagada e partiu para os Estados Unidos, a fim de estudar na Universidade de Berkeley, onde atualmente dirige um laboratório.

Por que se decidiu pela química ?

Queria estudar história, mas o meu pai disse-me : "A Hungria é pequena, quantos historiadores achas que são necessários?" O futuro estava na ciência, e escolhi a engenharia química.

Se olharmos para o corpo, vemos que a pele protege o interior do meio exterior, mas também regista muita atividade química ; regenera-se, a catálise faz crescer determinadas células e materiais. Numa superfície em que entrem em contato um sólido e um líquido ou um gás, acontecem coisas. Nos dispositivos pequenos, nos circuitos integrados e nos transístores, ou na fibra óptica, existem propriedades químicas.

OBTER PRODUTOS SEM RESÍDUOS

Por que é importante a catálise ?

Há determinados materiais que facilitam as reações químicas mas que, isoladamente, não participam nelas. Chamam-se "catalisadores" e são utilizados em todos os processos químicos : para fazer uma tinta, um fertilizante, seja o que for. No século XXI, são usados na chamada "química verde": pretende-se obter um produto, mas sem produtos ou resíduos. O catalisador acelera a reação e permite torná-la mais seletiva.

Quais as aplicações práticas ou quotidianas das catálises industriais ?

Nos carros, os catalisadores convertem as moléculas de monóxido de carbono em água ou CO2. Quando de pretende depurar água para torná-la potável, é preciso eliminar resíduos orgânicos, e isso torna-se possível através de um processo catalítico. Claro que há muito mais aplicações.

O que ocorre a nível molecular ?

Os catalisadores, tal como as enzimas que operam no organismo, são nanopartículas com poucos átomos, o que torna mais fácil alterar a sua composição. Se conseguirmos controlar as reações a nível molecular, podemos fabricar, por exemplo, polímeros mais leves para construir aviões que gastem menos combustível e sejam, simultaneamente, mais resistentes do que com a couraça metálica que carregam agora.

EVA - UMA GALINHA MUITO FOFA !

Esta galinha foi coletada da Revista EVA.
Pode fazê-la facilmente e colocar um bloquinho para anotar os recados na cozinha...


EVA - UMA CAIXA MUITO INTERESSANTE !

Estas caixas são sugestões de um blog chamado Prazerfazerarte. Podem servir para guardar lingeries ou peças de praia.