ARTESANATO E SERVIÇOS EM GERAL

Amigos,

Trabalhos como os que aqui exponho são feitos por mim e por outros profissionais companheiros meus...
Sempre estarei dispondo aqui artigos diversos com preços, contatos e informações, caso queiram adquiri-los.
Colocarei sempre artes e serviços com seus designados artesãos e profissionais.

PROCUREM-NOS !

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

                               VOCÊ SABE QUEM FOI "MARTIN LUTHER KING" ?


         Martin Luther King nasceu em 1929, vindo de uma família de evangélicos batistas, o qual chegou a se tornar pastor de uma congregação. Formou-se em Filosofia, tendo alcançado o doutorado pela Universidade de Boston.
         Defendia em seus discursos a não-violência e a fraternidade racial, baseando suas palavras e pensamentos no conceito cristão do amor.
         Inspirou-se em Gandhi e na resistência passiva para basear sua luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Para a defesa destes direitos, organizou movimentos, passeatas, campanhas, marchas por todo pais, alem de congressos.
         Em 1964, suas ideias e sua luta, (com palavras e argumentos) por tais direitos lhe valeram o Premio Nobel da Paz.      
         Apesar de gozar do respeito de grande parte das autoridades politicas de então, foi preso varias vezes. As pessoas de posição racista o combatiam, o caluniavam e o ameaçavam de morte. Sua casa chegou a ser dinamitada e sua igreja incendiada.
         Por fim, as ameaças de morte se concretizaram : Martin, o grande guerreiro da América, foi assassinado com um tiro no dia 4 de abril de 1968, num balcão de hotel em que se hospedava no estado da Geórgia, após ter participado de uma grande manifestação em defesa dos direitos que defendeu toda uma vida. O dos negros.
         Dentre muitos discursos que pronunciou nas grandes concentrações que organizava, um deles ficou conhecido. Nele, Luther King falou de seus sonhos de felicidade para todos :

" Sonho com o dia em que sobre as colinas da Geórgia, os filhos dos escravos e dos escravistas de ontem, sentar-se-ao juntos a mesa da fraternidade.
   Sonho com o dia em que o próprio Estado do Mississipi, hoje esmagado pela injustiça, acabrunhado pelo calor da opressão, se tornara um oásis de liberdade e de justiça.
   Sonho com o dia em que meus quatro filhinhos viverão numa nação em que não serão mais julgados pela cor da pele, mas pelos seus méritos.
   E nossa esperança. E com esta convicção que retorno para o Sul ; e ela que nos permitira arrancar deste oceano de desespero uma gota de esperança".

* Este texto resulta de um resumo feito através de varias publicações encontradas, dentre elas as dos escritores Nelson e Claudino Piletti em Historia e Vida, vol.4, Ed.Atica.

Sem comentários: