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sábado, 13 de agosto de 2011

CORAÇÃO ATIVO, VIDA LONGA

A par de uma alimentação saudável, o exercício é dos melhores presentes que pode dar ao seu coração.
Mexa-se, e os resultados não se farão esperar em bem-estar e longevidade.


             O sedentarismo é fonte de muitas doenças, entre elas as cardiovasculares. Estudos unânimes revelam, desde há muito, que as pessoas fisicamente ativas são mais saudáveis, ao diminuírem consideravelmente o perigo de virem a sofrer do coração, bem como os fatores de risco inerentes : tensão arterial e colesterol elevados, diabetes, obesidade, stress... Para além disso, a prática de exercício físico, facilita o sono e a digestão, aumenta a energia, melhorando o bem-estar eral.

             O coração é um músculo que, tal como todos os outros, se fortalece com o treino. Um trabalho aeróbico constante e de intensidade adequada faz com que as fibras musculares que compõem este órgão se tornem mais fortes. Isto permite-lhe bombear maior quantidade de sangue por batida e com mais facilidade, proporcionando-lhe mais saúde e alongando-lhe a vida.  Por atividade física entende-se exercitar o corpo de forma específica e regular , ou seja, 30 a 60 minutos diários.

             O tempo ideal para a prática de cada atividade física depende do esforço : quanto mais leve a atividade for, mais tempo exigirá. Por exemplo : caminhada, ioga, stretching ou voleibol de baixa intensidade carecem de cerca de uma hora para produzir efeito. Uma média de 45 minutos basta em caso de atividade moderada, como caminhada vigorosa, andar de bicicleta, hidroginástica, nadar ou dançar.

               Já as atividades mais enérgicas - aeróbica, jogging, nadar vigorosamente e basquetebol - devem ser realizadas durante 20 a 30 minutos. O ideal será diversificar atividades e ritmos, tendo em conta as circunstâncias , forma física e estado de espírito.
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